Mas por que você não me disse isso antes?

“Depois do vulcão de emoções, a cura vem com o perdão.”

- Não acredito!
- Isso não é verdade!
- Eu não mereço isso!
- Isso é olho gordo!
- Acho que vou morrer...

Você já disse alguma dessas frases ou algo parecido? Então, você é uma das pessoas que enfrentou o dragão assassino da traição! Primeiro você se nega a acreditar, a desconfiança e insegurança começam a fazer parte da tua vida. Você fica meio neurótica. Aí, o fato se dá, acontece, o ser que você depositou sua vida, construiu história, projetou sonhos te traiu!


Agora ele faz planos com outra pessoa. Arruma-se, leva naquele restaurante que era só de vocês, dá risada e depois abraça chamando a outra com algum apelidinho ridículo. Como ousa?
Como você não percebeu os sinais? Todo esse tempo juntos e você dormindo ao lado de alguém que já não estava ali. A primeira reação é de negação. Você não acredita no que te dizem. Diz para si mesma que é apenas uma fase, que ele vai voltar implorando seu perdão. Que ele emagreceu de tristeza e não porque está feliz, se cuidando. E por aí vai...

Até o dia que você percebe – e isso pode demorar horas, dias ou anos - que ele partiu para realmente não voltar, que ele não pensa mais em você. Você repete para sim mesma: Ele não pensa mais em mim!

Aí novamente acontece algo. Você morre! Certo, você está respirando, comendo - às vezes até demais – chorando compulsivamente, mas seus sentimentos são como os de uma morta viva.

Como a vida pode ser tão cruel com você? Aí se dá todo o processo de autopiedade. Às vezes, você sonha que ele está mal, que ele te procura em prantos e aí você acorda quase feliz.

Mas isso logo acaba, pois você resolve entrar no Orkut, Twitter, ou que seja, dele e clica nas fotos cheias de sorrisos, viagens nunca antes feitas e o que é isso? Ele escalando uma montanha? Pulando de paraquedas? E o pior, em todas as fotos ele está acompanhado, abraçando, beijando, acenando...

O seu coração vai se despedaçando a cada foto, depoimento, mas você não consegue parar, entra a madrugada como uma detetive de série policial. Você chega à crueldade de pensar: Por que ele não morreu. Iria ser tão menos dolorido!

Até que chega o dia, o momento em que para deixá-lo(a) ir embora de dentro de si mesma. Você resolve procura-lo para lhe perguntar o que fez com que ele deixasse de te amar te substituísse tão facilmente.

Vocês marcam um último encontro. Ele meio que por obrigação, em nome do que existiu, resolve ir. Você passa quarenta minutos, que mais parecem anos, escutando que ele precisava de mais liberdade, que você só se importava com os filhos, que você não tentava seduzi-lo e blá, blá, blá.

Ele só pode estar louco! Você sempre o recebia com um sorriso, apesar de cansada, ouvia as lamentações sobre o trabalho, quando as crianças dormiam, você até tentava namorar, mas ele estava sempre tão cansado. O teu grande pecado foi sempre compreender, justificar, deixa para lá.

Ao final do discurso breve, objetivo e frio dele, você apenas o olha profundamente nos olhos e pergunta: Mas porque você não me disse isso antes?

Ele por alguns segundos pensa e responde: É, nisso eu errei!

Você se despede do ser, decide andar um pouco, um sorriso começa a querer despontar no seu rosto, você começa a reparar nas pessoas e até puxa assunto com o pasteleiro, a moça dos cremes de beleza. De repente, você percebe que depois do encontro a pedra que vivia no seu estomago sumiu, você parece mais leve e finalmente descobre: Aquele que você dedicou e pensou amar era apenas uma fantasia de felicidade.

Da próxima vez que o amor acontecer, quando realmente ele acontecer, você vai falar, ser ouvida e principalmente escutar. Pronto, a receita está pronta, o bolo está no forno e agora é só esperar crescer.

E quer saber? Coma esse bolo ainda quente! Dane-se a dor de barriga, as palavras não ditas, os anos que se foram ou chegaram até você. Você está viva! Você não apenas respira, mas também tem paladar. Seus sentidos estão todos aguçados e não, você não é uma leoa ferida, você percebe que é um lindo pássaro colorido com vasta experiência, portanto alguns cuidados.

Imponha a si mesma que a amargura se vá, que o medo se torne apenas um cuidado e que seus olhos se abram a cada dia com quem descobre o mundo. Sim, a história não muda. Ele te traiu!

Mas esses olhos...
Sim, esses olhos agora brilham!

Um comentário:

  1. Ola!! Quanto tempo!
    achei voce pela sua materia na revista!

    Ja estou te seguindo!!

    Um Beijo
    Morena

    ResponderExcluir