Terapia Floral – a cura das emoções




Atualmente, muito se fala das terapias alternativas, porém hoje há uma nova denominação para elas: terapias essenciais. Entre as terapias, vou falar sobre a Terapia Floral, método reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem resultados comprovados em diferentes partes do mundo na melhora do estado físico e psicológico do paciente.

Os Florais de Bach têm como função básica restaurar o equilíbrio das emoções, agindo sobre o paciente e não sobre a doença. Não possuem contra indicações, podendo ser eficientes para bebês, crianças, adultos, idosos, animais e inclusive plantas.

São 38 essências no total, que devem ser escolhidas após uma profunda auto-análise, onde o paciente tem que se conhecer muito bem, profundamente. Como isso é muito raro hoje em dia, é aconselhável a procura de um profissional especializado, que vai auxiliar no processo de reconhecimento dos sentimentos e reações diante de problemas.

A minha dica para que você saiba como anda a sua saúde e se necessita de terapia é se perguntar: “Eu sou feliz?”. Saúde e felicidade andam juntas e ser feliz é se conhecer. Quando o entendimento e o auto-conhecimento chegam à mente, a paz se instala e, justamente neste momento, a força e a saúde retornam ao corpo.

Por isso, o tratamento com florais e terapia forma um casamento perfeito. Primeiro, porque é um método de cura natural, não agressivo e depois porque leva ao auto-conhecimento. Se conhecer e tratar as emoções é um mundo mágico e dificilmente os pacientes abandonam rapidamente o tratamento.

Se você tem interesse em iniciar a Terapia Floral, é importante saber que jamais deve consumir o floral de outra pessoa. As emoções são individuais, assim como os florais. Para entender melhor, é importante que você conheça a história e o desenvolvimento dos florais, assim como sua ação no organismo humano.


O surgimento da Terapia Floral
As essências florais foram desenvolvidas no início do século XX e são utilizadas visando o equilíbrio emocional. O criador das essências florais, Edward Bach, na sua prática de medicina constatou que o temperamento dos pacientes era fundamental para a cura das doenças. Para Dr. Bach, as doenças seriam o resultado, no corpo, dos conflitos entre a mente e a alma. São exatamente os conflitos que nos levam às doenças.

Por volta de 1928, em uma festa, Dr. Bach começou a observar as pessoas mais detalhadamente. Imaginou que deveria haver um medicamento que aliviasse o sofrimento comum de cada grupo. Este momento deu início à sua teoria da personalidade, em que ele identificou sete grandes grupos (medo, insegurança, falta de interesse no presente, solidão, hipersensibilidade e influência de idéias, desalento e desespero, preocupação excessiva com os outros), reunindo não pessoas que sofriam do mesmo mal, mas sim que reagiam da mesma maneira diante das doenças.

Dr. Bach começou a procurar um novo sistema de cura que pudesse ser usado também de forma preventiva e que fosse receitado a partir do temperamento de cada paciente. Foi daí que ele começou a pesquisar as plantas e sua teoria se espalhou pelo mundo.

A essência base da Terapia com Florais de Bach é a Rescue, que reúne cinco essências, sendo a mais conhecida no mundo e a mais indicada pelos profissionais. Sua ação ajuda o paciente e a se estabilizar e a acalmar as emoções, atingindo um equilíbrio fundamental para a continuidade do tratamento.


"A vida não nos exige sacrifícios inatingíveis; ela nos pede que façamos nosso caminho com alegria no coração e que sejamos uma bênção para os que nos rodeiam, de forma que, se deixarmos o mundo apenas um pouquinho melhor do que era antes da nossa visita, teremos cumprido a nossa missão."

Dr. Bach

Um comentário: