Os Benefícios de amar




Trecho da matéria “O amor transforma ...” da jornalista Iara Bortoluci veiculado na edição de junho da Revista Regional

Uma vida mais bela e feliz! Quem ama sabe como tudo fica muito mais colorido e bonito a partir do momento que passa a se dedicar ao amor. Segundo a terapeuta Fátima Repanas, o amor traz benefícios não apenas para o emocional quanto ao físico. “São incontáveis os benefícios de amar, começando por uma pele ótima, olhos brilhantes e sempre, mesmo que sutilmente, um leve sorriso nos lábios. Por dentro aquela sensação de estar preenchida, sonhos compartilhados, prazeres, dores, alegrias compartilhadas. Amar verdadeiramente é nunca estar só”, declara a terapeuta.

Mas se amar é tão bom assim, por que muitas pessoas ainda têm medo de se entregarem a este sentimentos?

Fátima explica que amar é compartilhar, dividir e somar, mas acima de tudo é estar disposto a abrir mão de algo em função do amor. O sentimento chega e te toma por inteiro, mas exige sim algo em troca. “Quando amamos damos um poder enorme ao objeto amado: e se eu me entregar a ele (a) não fizer o mesmo? O mundo cai, o coração fica apertado, enfim são tantos riscos”, afirma a terapeuta.

Segundo ela, a humanidade está cada vez mais individualista e egoísta, precisando olhar para si e acordar para a felicidade que rodeia. “Estamos mais individualistas, nos afundamos no egoísmo e sem perceber sós que temos que procurar escapes, ajuda. Enfim, à vezes precisamos passar por muitos vazios emocionais para finalmente perceber que é só olhar para dentro de si mesmo e acordar!”, relata Fátima ao acrescentar que os prazeres do mundo rodeiam e que todos estão cada vez mais complexos e complicados. “Acho que o mundo está passando por uma grande fase de solidão, os sentimentos estão rápidos, fáceis, descartáveis”, assegura, se referindo aos jovens que muitas vezes preferem apenas “ficar” do que ter um relacionamento mais seguro.

Mas Fátima se diz otimista e acredita ser apenas uma fase, pois quando optam apenas pro “ficar” se subtraem e no momento seguinte se dão conta de que estão ainda mais vazios.”Amar liberta: não amar é o limbo, o vazio, é a grande prisão de um ser só”, expõe a terapeuta ao completar que apesar de tudo, amar vale a pena sim e que a melhor forma de ser feliz é ser apenas simples.

2 comentários: