Você já sentiu inveja?

“Assumir o erro é o caminho mais fácil para jamais repeti-lo”  

Tum, tum, tum tum tum, tum ...
Sim, meu coração ainda bate em descompasso quando me lembro o que senti. Depois de tantos anos a sensação de boca seca, do rosto rígido, da minha pele queimar de tão quente...e depois o imenso remorso, a grande vergonha de mim mesma. Até hoje me envergonho e peço perdão pelos segundos, longos segundos de inveja que senti!

Sim, isso aconteceu comigo!


Era adolescente, estávamos eu e minha família de mudança para mais um dos lugares lindos e glamurosos que íamos morar. A gente ia para o Rio de Janeiro, morar em frente à praia, no eterno verão colorido típico o Rio classe A. Morávamos no interior de São Paulo, estava indo me despedir da minha melhor amiga da época, chegando na casa dela paralisei.

Eles estavam sentados na sala, a casa era modesta, mas estava tudo arrumadinho, eles não iriam viajar, minha amiga não iria para um novo colégio ser a aluna nova do meio do ano, ela iria à festa do menino mais bonito da turma no sábado, bem no dia da nossa viagem!! Era uma estabilidade medíocre e irritante e pasmem, era tudo o que eu queria naqueles segundos!

Mas isso não é inveja! O mostro se mostrou no momento em que percebi que não me bastava ter essa vidinha estável e sem graça, percebi que era inveja, e como ela é ruim e dói, no momento em que notei que o que ia me deixar feliz era minha amiga não ter! Era querer que ela não fosse à festinha de sábado, era desejar que ela não soubesse como ia ser na semana seguinte.

Vergonha, medo que meus olhos denunciassem meus sórdidos desejos. Poucos segundos, que me fizeram correr a igreja e depois pedir perdão.

Descobri logo cedo que desejar ter ou alcançar o que o próximo tem é admiração. Desejar que o outro não tenha é inveja!

A única coisa que esse sentimento te deixa é um amargo na alma, é ter absoluta certeza que errou, é desejar no fundo da alma nunca mais sentir isso. Até agora tenho conseguido alcançar meu objetivo, nunca mais invejei alguém ou alguma situação. Ela, a inveja, nunca mais se atreveu a me atacar.

Será que é pelo fato e eu ter visto sua face e me apavorado? Será que simplesmente naquele instante adolescente eu amadureci e decidi o que não queria para mim?

Sei lá, apenas entendo, hoje uma mulher, que de todos os sentimentos esse é o pior que já experimentei. Por isso estou sempre alerta, isso me faz esperta para jamais deixar me dominar ou sequer chegar perto esse monstro feio de dentes afiados e garras enormes.

Acredito na admiração, no orgulho do próximo! Não existe a boa inveja!

No dia que a gente entender que a inveja não tem nada haver com a gente e sim com uma relação doente que criamos com o outro. Entendido isso, superado o problema!

Simples assim?

Algumas vezes sim, outras não, mas somos donos absolutos de escolher o ser humano que queremos nos tornar! Boa sorte na escolha!

Mas me diz uma coisa, alguma vez você já sentiu inveja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário