Saudades



“O que dói, de verdade, é sentir pouca saudade”



Meu Deus, que cheiro é esse?

Milho fresco!

Chego a escutar:

-Pamonha, pamonha de Piracicaba...

O cheiro de milho fica ainda mais forte e muito mais doce quando me vem à mente a imagem da minha vó correndo para comprar a maior das iguarias.


Atrás dela, correndo e dando risada vem uma menininha...

Se eu soubesse como esse momento que sempre repetíamos, como esse instante do cheiro do milho, da barra da saia da vó, da pamonha compartilhada, enfim, se eu soubesse como tal momento se instalou na minha mente para nunca mais sair, se eu soubesse que isso tudo um dia ia se transformar em saudades...

Eu, de alguma maneira sobrenatural, iria tentar paralisar o tempo.
Sabe, acredito na boa saudade, aquela que te faz chorar de rir ao mesmo tempo, que te enche teu coração, que te faz querer ser Deus pra poder voltar no tempo, que juntando toda ela você descobre que é uma pessoa melhor pela saudade sentida.

Aquela saudade ruim, de um amor que não aconteceu, de gente que só passou por nossa vida deixando apenas o vazio para lembrar, enfim, isso não é saudades, são apenas enganos.

A saudade é boa, pois te remete a todo instante à momentos, pessoas, viagens, gostos, cheiros, enfim, sentimentos em você na forma do melhor perfume.

Saudade dói sim, mas é aquela dor de quem sabe o que é ser feliz, se divertir, fazer diferença para alguém.

Muitas vezes podemos repetir, ou pelo menos tentar, esses momentos no momento atual.

Podemos planejar para o futuro futuras saudades.

Outras vezes não temos como repetir o que tanto nos emocionou, ora por pessoas que já se foram ou até por pessoas que já se foram ou até mesmo por você não ser mais o mesmo que um dia foi.

Isso fica menos triste quando você corre para seu baú e ali o abre e...
Todas as pessoas, os gostos, os beijos, os carinhos, enfim, tudo volta e você se descobre novamente feliz.

Na real, a verdadeira riqueza da vida é quando resolvemos abrir o baú e dali brotam milhões de saudades.

No decorrer da vida, tentamos acumular dinheiro, amores, experiências, mais dinheiro e...

Às vezes ficamos tão preocupados com isso que nosso baú fica quase vazio, igual nossa alma.

Portanto vamos encher esse baú!

Para um dia, quem sabe, uma espiga de milho assando na esquina, te deixe com os olhos cheios d’agua e o coração repleto de amor e...

Saudades!



3 comentários:

  1. Nossa! Que texto maravilhoso!!! Quanta inspiração, hein? rs
    Chorei e ri muito lembrando das minhas saudades! Felizmente sou daquelas pessoas que tem o baú cheio delas! Felizmente também a cada dia busco juntar mais coisas pra sentir, viver e guardar! rs
    Parabéns pelo texto! Me emocionou de verdade!!

    Beijos
    Mariana

    ResponderExcluir
  2. "to com sintomas de saudades... To pensando em vc..." M.Monte
    Lindo texto Fa...
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Que lindo e verdadeiro ... amei Fa ... bjos !!! e SAUDADES das nossas risadas !!! Aparece!

    ResponderExcluir